quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Memória e identidade

Catedral, Tanque, Morro da Cruz ou alguns monumentos, como o Carro de Molas na praça do terminal de ônibus. Estes são alguns dos pontos turísticos mais fotografados por turistas para retratar a cidade de Lages.

Entretanto, uma outra experiência, necessária principalmente para quem mora em Lages é observar a fachada dos prédios no centro, olhando para cima.

Isto porque, na altura dos olhos vemos placas, postes e fios que escondem traços de uma arquitetura simples mais requintada: a art déco

O estilo, que predomina em inúmeras construções, foi tema de um projeto intitulado “Levantamento da arquitetura Art Déco em Lages", coordenado pela Profª. Zilma Isabel Peixer da Uniplac e executado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Segundo a pesquisa, a presença do Art Déco em Lages se registra a partir da década de 30, com o processo de urbanização da cidade.

Um destes exemplares é o Teatro Marajoara:










O projeto identificou 33 edificações representativas dessa arquitetura no centro e assinala a importância da discussão e a necessidade da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico.

Isto porque, mais do que um importante atrativo turístico, representa a preservação da memória do lageano. Lembranças de uma infância, da juventude, dos tempos áureos do ciclo da madeira, dos cassinos, dos teatros, dos bordéis com paredes revestidas com tecido de veludo...

Grande parte disso já perdeu, ou melhor, está apenas na memória de quem teve o privilégio de viver esta época...

Nenhum comentário:

Postar um comentário